segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carta da Revista Claudia a presidenta Dilma

Dilma recebe A Carta de CLAUDIA
20 de janeiro de 2011 às 21:30 | Categorias: Evento
A diretora de redação da revista, Cynthia Greiner, e a editora de Atualidades, Patricia Zaidan, foram à Brasília dia 20 de janeiro entregar à presidenta o documento que apresenta questões ligadas ao universo feminino

“Tudo começou com Carmen da Silva”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, referindo-se à jornalista e psicanalista Carmen da Silva, que durante 22 anos escreveu uma coluna em CLAUDIA onde convidava as mulheres a se tornarem protagonistas de suas vidas, assumindo o trabalho e a independência psicológica e econômica e antecipando temas que seriam incorporados ao movimento feminista no país. Dilma deu a declaração na quinta-feira, 20 de janeiro, ao receber, das mãos da diretora de redação da revista, Cynthia Greiner, e da editora de Atualidades, Patrícia Zaidan, o documento A Carta de CLAUDIA, que apresenta as principais questões ligadas ao universo feminino que devem entrar na pauta das políticas públicas do governo. “Vou ler A Carta de CLAUDIA com muita atenção e o que não estiver no meu plano de governo, vou incluir”, prometeu a presidenta.


Cynthia Greiner entrega a carta à presidenta

Ao ver que o empreendedorismo era o primeiro tema tratado pelo documento, Dilma concordou que as brasileiras produzem bastante e lembrou que muitas abrem seu próprio negócio porque são chefes de família. Para a presidenta, essa questão tem um lado bom, por reforçar a independência financeira das mulheres, mas um ângulo que pode ser ruim, já que elas não raro assumem sozinhas a criação e o sustento dos filhos. Dilma disse que pretende criar um ministério das pequenas e médias empresas já que é obrigação do governo diminuir os entraves de quem quer produzir.
A presidenta explicou também que em seu próximo encontro com a ministra Luiza Helena de Barrios, da Igualdade Racial, com a secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e com a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pediria a elas um plano focado na proteção de crianças e adolescentes, uma área problemática e de grande preocupação das brasileiras. No ano passado, 50 mil crianças desapareceram e 5 mil jovens de 12 a 18 anos morreram assassinados.


Dilma Rousseff e Patricia Zaidan

Durante o encontro, que estava agendado para durar 15 minutos e se estendeu por 35, a presidenta contou que quando estava no movimento estudantil coordenou várias palestras de Carmen da Silva às mulheres. Ela revelou ainda que lê CLAUDIA todos os meses e que gosta especialmente da maneira como as questões de sexualidade são tratadas na revista.

A Carta de CLAUDIA

As propostas da Carta de CLAUDIA para a presidenta Dilma Rousseff

Salários e oportunidades
Conquistar a autonomia financeira é um dos grandes desafios das brasileiras. Somos 38,8 milhões de mulheres no trabalho (48,83% da população ocupada), num ciclo crescente de acesso ao mercado.Mas ainda não nos veem como cidadãs plenas; ganhamos menos que os homens.Uma das razões históricas: para
equilibrar a dupla jornada, um maior contingente feminino se concentrou em nichos menos valorizados, que exigiam menor carga horária e ofereciam remuneração inferior.Ainda hoje,em funções equivalentes,o contracheque feminino segue menor que o masculino. Esse é um dos aspectos que impedem o Brasil de avançar no ranking Desigualdade Global de Gênero (DGG), do Fórum Econômico Mundial, que analisa o desempenho de 134 países em relação às desigualdades de gênero. No DGG de 2010, o Brasil ocupa o 85o lugar da classificação geral – despencou quatro posições em relação a 2009. Considerando apenas a questão salarial, ficamos na 123o colocação. No Brasil a renda feminina representa 70% da masculina, ou seja, enquanto o salário da mulher é de 861 reais,em média,o do homem é de 1 218 reais.A negra recebe cerca de 50% do holerite da branca.Mesmo mais escolarizadas ecom qualidades valorizadas no mercado( habilidade para gestão de pessoas e solução de conflitos, por exemplo), avançamos minimamente em postos de poder nas corporações. Nas empresas privadas, somente 20% do comando é feminino. Poucas chegam ao topo da hierarquia, aos cargos de diretoria e presidência. 70% do salário de um homem na mesma função. É o que ganham as mulheres

Propostas
•Políticas de incentivo fiscal para empresas que promoverem equiparação salarial e maior representação da mulher nos conselhos administrativos e nos postos de comando.
•Campanha para sugerir mudanças na cultura corporativa,mostrando que contar com as mulheres é fazer boa gestão e bons negócios.
•Ações,em parceria com empresas e instituições de ensino técnico e superior, para qualificar mulheres para funções mais valorizadas no mercado de trabalho, nas áreas da engenharia e da tecnologia da informação, por exemplo.
•Investimentos em pesquisas para traçar um retrato mais nítido e fiel das desigualdades de gênero, raça e etnia.
•Mensuração do peso do trabalho familiar na hora de estimar Produto Interno Bruto (PIB), como forma de dar visibilidade e conferir valor à dupla jornada feminina. •Profissionalização da doméstica,que corresponde a 17% da mão de obra feminina e não tem os mesmos direitos de outras categorias.

Empreendedorismo
No Brasil,a mulher é mais empreendedora que o homem. O mesmo não ocorre em países como Alemanha, Bélgica, África do Sul e Argentina, entre outros. A conclusão é da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que traçou a comparação entre os sexos em 54 nações – no Brasil, com apoio do Sebrae.
Realizado anualmente há uma década,o estudo comprova evolução significativa:em 2001,o percentual de mulheres era de 29,1% contra 70,9% dos homens. Na GEM 2009, elas os superaram, ascendendo a 53%. Em números absolutos, são 17,4 milhões de brasileiras desenvolvendo algum tipo de negócio.A pesquisa divide os empreendimentos em duas categorias: por necessidade e por oportunidade (as iniciativas com mais chances de vingar,porque são realizadas após planejamento e análise de mercado). Na maioria dos casos, os negócios femininos são iniciados em situação de desemprego ou como alternativa para complementar a baixa renda familiar (inclui-se aqui um grande número de chefes de família, que comandam 35% dos lares do país). Na edição de 2009, pela primeira vez, elas também superaram os homens no quesito negócios por oportunidade. As áreas com investimentos de maior peso: comércio varejista, indústria de transformação, alojamento/hotelaria e alimentação. As dificuldades para prosperar mais citadas foram o longo processo para abrir um negócio; taxas, impostos e custos de produção elevados,o que impede a competitividade no mercado externo;e educação empreendedora insuficiente.

Propostas
•Diálogo entre o governo federal, estados e municípios para simplificar as atuais exigências legais no processo de abertura e de administração de novos empreendimentos.
•Criação de política nacional específica para fortalecer o empreendedorismo,facilitando o acesso ao crédito.
•Elaboração de programa de incentivo à exportação.
•Medidas para viabilizar a contratação de mão de obra formal (encargos trabalhistas menores para micro,pequenas e médias empresas).
•Reforma tributária estabelecendo carga de impostos diferenciada para micro, pequenas e médias empresas.
•Criação de programas de reforço da educação básica e de capacitação de nível técnico e superior voltada para o empreendedorismo.
•Programas para fortalecer a microempreendedora individual.

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