sexta-feira, 25 de março de 2011

Otimas notícias do STF

A possibilidade de suspensão do processo para casos enquadrados na Lei Maria da Penha foi barrada por votos de tod@s @s ministr@s. Tod@s argumentaram sobre a importância da Lei, defenderam sua constitucionalidade e falaram sobre a necessidade de dar a ela interpretações que sejam favoráveis à promoção da igualdade entre homens e mulheres. É um ótimo sinal, considerando que temos duas ações sobre a LMP no STF

Além dessa votação que já nos dá muito para comemorar, o ministro Marco Aurélio de Mello nos afirmou que as duas ações sobre a LMP que tramitam no STF serão julgadas em breve. Lembrando que uma delas solicita a reafirmação da constitucionalidade da Lei, e a outra solicita que o STF se pronuncie contra a prática de retirar a queixa permitida por alguns tribunais. Desta forma, parece que as ações serão julgadas em um momento favorável para nós!

Ele também disse que a tramitação da ação sobre anencefalia estava bloqueada no STF, mas que agora voltou a tramitar. Então, fiquemos atentas para ver se ela entra na pauta do STF.

No Congresso Nacional:

Esta semana participamos do Seminário de Defesa da LMP na Câmara dos Deputados. A AMB esteve muito bem representada pela Analba, que relembrou às deputadas o compromisso de não alterar a lei que elas fizeram em 2009.
Saímos muito satisfeitas porque havia cerca de 15 deputadas assistindo, a maioria delas nova no Congresso Nacional. A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) que é autora de um projeto de lei que altera a LMP falou com Analba que está aberta a dialogar mudanças no projeto.

Além disso, estão sendo recolhidas, no Senado, assinaturas para uma CPI sobre Violência contra as Mulheres. Ela deve abordar os problemas na aplicação da LMP e outros crimes contra as mulheres, como o tráfico.

Também nessa semana, a deputada Iracema Portella (PP-PI) solicitou uma conversa com o CFEMEA para estreitarmos laços. Tivemos uma ótima surpresa, porque a deputada não só se comprometeu a não mudar a LMP, como também a conversar com as demais parlamentares neste sentido. Além disso, ela está na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e está interessada em barrar lá os projetos retrógrados para os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Vamos torcer pra que ela seja mais uma aliada!!!


Na SPM:

Após a sessão no STF, Analba conversou com a ministra Iriny Lopes sobre a proposta de realizar uma audiência pública de avaliação dos 5 anos de existência da LMP. A ministra aprovou a sugestão.


Nossa mobilização tem dado resultados!!! Agora é continuar fazendo barulho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPM BH

Venha fazer parte você também


PREENCHA E ENVIE PARA NOSSO E-MAIL

movimentopopulardamulher@yahoo.com.br

MPM BH



e-mail: movimentopopulardamulher@yahoo.com.br
orkut: MPM Movimento Popular da Mulher